quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Recomendação da Semana - Jericho

jericho-picture.JPG

A série passa-se nos dias actuais, e mostra a vida na cidade de Jericho, no interior do Kansas. Até ao momento em que algo terrível acontece: um menino vê no horizonte um imenso cogumelo resultante uma explosão atómica. É apenas o início do pesadelo. A cidade fica isolada. Sem energia eléctrica, sem comunicações e sem ter a mínima idéia do que está a acontecer. Aos poucos, os cidadãos vão descobrindo que a verdade pode ser ainda mais assustadora do que imaginam. Aquela foi apenas uma de uma série de bombas que devastaram a maior parte dos EUA… a estrutura do país está em completo caos. Para tentar colocar as coisas em ordem, a cidade conta com a competente administração de seu mayor Johnston Green ajudado pelos seus dois filhos. O mais velho, Eric é o braço direito do pai, enquanto o mais novo Jake tem histórico de delinquência juvenil, tendo retornado recentemente à cidade, depois de vários anos sem dar notícias. Apesar de tudo, é Jake que se mostra mais preparado para enfrentar os desafios que esta pequena cidade terá de enfrentar. Lá também encontramos outro recém chegado, o misterioso Robert Hawkins, um bombeiro de Saint Louis que veio com a família para Jericho e acaba por se revelar um personagem chave no decorrer de toda a trama.


"Jericho é uma das pequenas cidades típicamente americanas com poucas centenas de pessoas a lá viver e é para onde Jake Green regressa após 5 anos fora da cidade com a intenção de pedir ao seu pai, o mayor, acesso ao dinheiro que o seu avô lhe deixou de forma a puder recomeçar a sua vida.
Mas o que parecia ser um dia normal nos USA acaba por se tornar num verdadeiro inferno quando várias bombas nucleares rebentam em várias das grandes cidades do poderoso país deixando-o num estado de total caos. Completamente cortados do resto do mundo (devido à falha de comunicações) a pequena cidade vê-se forçada a enfrentar inimagináveis provas contra problemas climatéricos e contra a própria natureza humana que leva a conflitos dentro da comunidade."

Este é o plot outline desta grande série (que, se não estou em erro, não se encontra em exibição em nenhum dos canais portugueses e por cabo) sobre destruição e esperança. Uma série que toca a todos de todas as idades e que possuí boas actuações e excelentes plot twists. Mas tal como todas as séries tem incoerências contudo as que mais saltam à vista e que podem ser comparadas com situações reais (caos depois do Katrina, na américa, por exemplo) acabam por ser justificadas pelo facto da cidade ser pequena e de todos se conhecerem.

Jericho é um dos shows que aconselho a verem e a esquecerem o que tenham lido/visto sobre cenários pós-apocalípticas, pois esses não passam de espéculações que não se aplicam a todas as situações, enquanto o virem. E claro, lembrem-se que é uma série.


Recomendado!

Nenhum comentário: