sexta-feira, 18 de julho de 2008

Recomendações da semana


Exorcismo de Emily Rose

Imagine que a menina possuída pelo demônio no clássico filme O Exorcista (The Exorcist, 1973), Regan MacNeil, não tivesse sobrevivido ao ritual para expulsar o demônio que habitava em seu corpo. Que a mesma falecera por causa do suposto caso de possessão e que após tal episódio, o padre que participou do exorcismo fosse acusado de homicídio por omissão de socorro. Baseado numa história real, O Exorcismo de Emily Rose (The Exorcism of Emily Rose, 2005) leva o espectador a este julgamento da fé contra a ciência em um filme bem conduzido, que mesmo com uma semelhança natural com O Exorcista, mostra ter vida própria, fruto de um bom roteiro, direcção segura e elenco eficiente, além de possuir interessantes diferenciais dentro de um gênero tão replecto de produtos iguais.
A produção é baseada na história verídica da jovem alemã Anneliese Michel, que morreu na década de 70, aos 18 anos, vítima de um caso de possessão confirmado pela própria Igreja Católica. No filme, a sua vida é narrada através da fictícia Emily Rose (Jennifer Carpenter), uma jovem normal para os padrões da época. Vinda de família religiosa, sendo católica praticante, começa a ser vítima de estranhas crises cada vez mais violentas e aparentemente sem explicações. Tais surtos são diagnosticados por médicos como frutos de crises epiléticas levando a rapariga a receber tratamento com drogas apropriadas, porém, as crises passam a se tornarem cada vez mais freqüentes e violentas.
Sem alternativa, a família de Emily pede ajuda ao sacerdote local, o padre Richard Moore (Tom Wilkinson), que durante um dos surtos de emily começa a desconfiar de que a mesma esteja a sofrer de possessão demoníaca. Logo tal dúvida dará lugar a uma terrível certeza fazendo com que a própria Emily solicite o exorcismo, no entanto morre durante o ritual, levando o padre a ser acusado de negligência e assassinato culposo. Para defender a fé e a imagem de Deus, a paróquia indica a famosa advogada Erin Bruner (Laura Linney), que não demonstra muita confiança na história do seu cliente. No entanto, à medida que o processo transcorre, a antes céptica advogada, que não é católica , passa a se questionar sobre os eventos inexplicáveis em torno da história


Titulo Original: The Exorcism of Emily Rose
Titulo Português: O Exorcismo de Emily Rose

Ano: 2005
Realização: Scott Derrickson
Argumento: Scott Derrickson, Paul Harris Boardman
Actores: Laura Linney, Tom Wilkinson, Campbell Scott, Jennifer Carpenter
Géneros adicionais do filme: Drama, Mistério, Thriller









Figurino:

Nenhum comentário: